
Clima
A serviço do planeta para reduzir as emissões em todo o mundo
É muito simples, a ciência é clara. Ano após ano, toneladas de literatura científica são produzidas confirmando as previsões anteriores do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC, na sigla em inglês): a temperatura global está em constante aumento e um número crescente de eventos relacionados ao clima está exigindo nossas ações concretas. Com o Solvay One Planet, estamos colocando nossa expertise a serviço do único planeta que compartilhamos, para reduzir as emissões em todo o mundo.
Quando se trata de clima e biodiversidade, nosso objetivo até 2030 é reduzir o impacto ambiental de nossas operações em escala planetária e nos comprometermos a diminuir as emissões de C02 em todo o mundo junto com nossos clientes.
Esforço para cumprir 3 objetivos climáticos
Redução de emissões de gases de efeito estufa: enfrentando nossa pegada climática
Nosso objetivo é dobrar a taxa em que reduzimos as emissões, com o objetivo de restringir as emissões de gases de efeito estufa em 26% e alinhar nossa trajetória com a meta "bem abaixo de 2 ° C de aumento de temperatura" descrita no Acordo de Paris de 2015.
Em 2018, fomos uma das primeiras empresas químicas a dissociar nosso crescimento de nossas emissões de gases de efeito estufa e a nos comprometer com uma redução de um milhão de toneladas até 2025, em valor absoluto e em escopo constante. Hoje, é hora de elevar ainda mais esse nível, dobrando nossa ambição de descarbonização.
Como vamos alcançar nossos objetivos?
Para integrar os desafios relacionados ao clima a nossas decisões de investimento, aplicamos um preço interno de carbono de €50 por tonelada métrica de CO2 equivalente em todas as nossas emissões de gases de efeito estufa.
Além disso, estamos prontos para mudar para energias renováveis e de baixo carbono, melhorar a transição energética continuamente e desenvolver tecnologias limpas para reduzir as emissões de GEE liberadas por processos químicos. Para tornar a sustentabilidade parte integrante de toda a cadeia de valor, estamos prontos para explorar os modelos de negócios da economia circular como uma alavanca adicional para o desafio das emissões zero e antever a métrica das emissões de GEE das operações na remuneração da gerência sênior.
Eliminando o uso de carvão
A queima de carvão, além de ser uma das fontes de energia com maior emissão de CO2, emite NOx, SOx e material particulado na atmosfera e também fosfato e metais pesados na água provenientes da lixiviação de resíduos de mineração de carvão.
Até 2030, não construiremos novas plantas movidas a carvão e nos comprometeremos a eliminar progressivamente o uso de carvão na produção de energia em todo o mundo, sempre que houver alternativas renováveis.
Redução da pressão sobre a biodiversidade
A biodiversidade e suas contribuições vitais para a vida terrestre estão se deteriorando maciçamente em todo o mundo. Na origem dessa evolução estão as mudanças climáticas, mas também outras pressões geradas pelas atividades humanas. Na Solvay, aperfeiçoamos uma maneira para analisar nossos impactos na biodiversidade e realizamos uma primeira avaliação de ciclo de vida e perfil ecológico de produto.
Planejamos reduzir ativamente nossa pressão sobre a biodiversidade em 30% em áreas como acidificação terrestre, eutrofização da água e ecotoxicidade marinha.
Impacto crescente do negócio em toda a cadeia de valor
Entre nossas soluções de mercado positivas para o clima, 23% delas já contribuíram para reduzir o impacto climático geral de nossos clientes, equivalente a um impacto nas vendas de €2,2 bilhões em 2019. Com base em nossa nova agenda do Solvay One Planet, mediremos a redução de emissões com nossos clientes e fornecedores e em toda a cadeia de valor. Como exemplo dessa abordagem, aprendemos que, graças às nossas soluções de inibidor de incrustação para produtores de alumina, MAX HT®, nossos 20 principais clientes diminuíram as emissões em cerca de 2 milhões de toneladas de CO2.
Isso representa cerca de 20% do total de emissões de uma cidade como Bruxelas.

Recursos
Acelere a transição para um modelo circular de negócios e operações.
