Preservando os recursos naturais para as gerações futuras

Nosso mundo precisa de soluções que garantam o acesso de nossos filhos aos recursos naturais. No ritmo que consumimos esses recursos hoje, precisaríamos de até cinco planetas Terra para atender ao nosso apetite cada vez maior por recursos. Acreditamos que é hora de uma mudança de paradigma que ajude nossas indústrias a reduzir o uso de recursos, aumentar a longevidade de produtos e materiais, e caminhar em direção a uma economia mais circular. 

A química é um componente essencial dos produtos e soluções usados todos os dias. É também a chave para reciclar o que usamos e economizar recursos naturais. Até 2030, pretendemos ter feito uma contribuição significativa para preservar os recursos do nosso planeta, acelerando a transição para modelos circulares de negócios e operações, ao mesmo tempo que reduzimos a nossa pegada industrial.

SDGs 6 Clean Water and Sanitation
SDGs 12 Responsible Consumption and Production
SDGs 14 Life Below Water

 

 

 

Contribuindo com os ODS das Nações Unidas

Saiba mais 

Aerial photography of a group of people

 

 

 

 

ESG em nossa essência

Leia mais

Esforço para proteger os recursos do planeta

Forest  Icon Dark Pink

65% de participação de soluções sustentáveis nas vendas

52% em 2020, 2p.p em comparação com 2018

 

Circularity  Icon Dark Pink

> 2x de participação de produtos baseados na circularidade
nas vendas do Grupo

5% em 2020, 1p.p em comparação com  2019

Green plant  Icon Pink

-30% de resíduos industriais não recuperáveis

-27% em 2020, em comparação com 2018

Water Icon Dark Pink

-25% de captação de água doce

-5% em 2020, em comparação com  2018 

Aumentando as soluções sustentáveis que reduzem o impacto geral de nossos clientes

Uma Solução Sustentável na Solvay é definida como um produto que faz uma maior contribuição social e ambiental para o desempenho de nossos clientes, ao mesmo tempo que tem um menor impacto ambiental.

Avaliamos o perfil de sustentabilidade de todos os nossos produtos, desde a inovação até o fim da vida útil, usando nossa metodologia de Gestão de Portfólio Sustentável (SPM, na sigla em inglês). Essa avaliação é auditada externamente e foi reconhecida pela Harvard Business School. O objetivo da ferramenta é orientar as decisões de negócios, garantindo que a sustentabilidade esteja sempre presente. A evolução de nosso portfólio de dez anos em direção a soluções mais sustentáveis, alinhada com os principais motores de crescimento, já demonstrou maior potencial de crescimento e esperamos que essa tendência continue.

Buscamos desenvolver novas soluções sustentáveis para atender não só às necessidades de nossos clientes, mas da sociedade em geral também. Hoje, € 3,2 bilhões de nossas vendas vêm de soluções que reduzem o consumo global de recursos. Até 2030, garantiremos que pelo menos 65% de nossa receita venha de soluções sustentáveis.

Inovação Actizone ™ para ajudar na luta contra a Covid-19 

Actizone Disinfectant Cleaner

Inspirada pela necessidade de encontrar uma solução para matar os germes em meio à emergência sanitária da Covid, a Solvay priorizou o lançamento do Actizone ™. Destruindo instantaneamente mais de 99,9% dos micro-organismos, incluindo o coronavírus, por até 24 horas, o Actizone ™ é uma solução de higiene sanitária ímpar em comparação com os desinfetantes disponíveis atualmente no mercado, que limpam as superfícies, mas não as protegem por longos períodos.  Saiba mais        

Unindo cadeias de valor para criar negócios circulares 

A circularidade gerará crescimento econômico e novos empregos, protegendo o meio ambiente. A química é a chave para a economia circular porque ela permite que resíduos e produtos renováveis ou de base biológica sejam usados como matérias-primas. Na Solvay, queremos desempenhar um papel de liderança nessa transição. Nosso objetivo é dobrar nossas receitas de recursos renováveis ou reciclados até 2030 e, ao mesmo tempo, reduzir nossos resíduos industriais não recuperáveis em um terço.

Como alguns dos desafios que enfrentamos vão muito além do impacto de uma única empresa, trabalhamos em colaboração com outras organizações, como a Fundação Ellen MacArthur, e com clientes e fornecedores, para estabelecer novos modelos circulares em baterias de veículos elétricos, eletrônicos, embalagem e água. Em 2020, começamos a construir ecossistemas circulares com os principais participantes da cadeia de valor, inventando soluções sustentáveis juntos. 

Parceria com  Renault e Veolia para baterias circulares para carros elétricos 

Um exemplo é a nossa parceria com a Veolia e a Renault para viabilizar a produção de baterias circulares para veículos elétricos (EV). No geral, estamos alcançando a circularidade projetando produtos de base biológica e reciclados, produzindo materiais de longa duração ou desenvolvendo novos processos de reciclagem química. 

Leia mais          

Aumentando a eficiência do uso de água 

Ao aumentar nossas iniciativas de eficiência e reciclagem de água, queremos contribuir para a preservação de recursos escassos e combater o impacto negativo na água doce.

A inovação industrial está crescendo, permitindo uma utilização mais eficiente dos recursos, por meio do design modular e métodos de fabricação que incorporam os princípios da reciclagem e da economia circular. Nosso objetivo é diminuir nosso impacto na captação de água doce, reduzindo o consumo de água doce em 25%.

 

Aumento da recuperação de resíduos

O Grupo reduzirá em um terço nossos resíduos industriais não recuperáveis, que são enviados para aterros e incineração sem recuperação de energia. Queremos reduzir os resíduos gerados durante nossas operações e reciclá-los o máximo possível em subprodutos ou energia. Em 2020, reduzimos nossos resíduos industriais não recuperáveis (nocivos e não nocivos) em 27% em relação a 2018. Também lançamos uma proposta global, com a ambição de reduzir gastos desperdiçados. Sempre que possível, estamos desenvolvendo parcerias com fornecedores importantes para focar em métodos inovadores de tratamento de resíduos que sejam sustentáveis e promovam a valorização dos materiais.

Uma mudança de mentalidade: soluções criativas para resíduos industriais

Solvay Corporate photography

A unidade de Spinetta da Solvay tem o objetivo ambicioso de reduzir seus resíduos industriais a zero, começando com uma redução de 80% até 2024. Alcançar esses objetivos requer cooperação ao longo da cadeia de valor para encontrar soluções inovadoras rápidas, independentes do negócio de gestão de resíduos tradicional.
Leia mais        

Desenvolvendo soluções sustentáveis para reduzir a dependência de recursos de nossos clientes

A Solvay oferece tecnologias de ponta para muitos dos mercados onde a eficiência dos recursos é um fator importante. Com a ferramenta SPM, também estamos medindo os recursos economizados ao longo da cadeia de valor. Por exemplo, nossa sílica de alta dispersão estende a vida útil dos pneus automotivos em 15%. Na balança do mercado global, isso economizaria 1,8 milhão de toneladas de pneus a cada ano.

Climate Picture
Solvay One Planet

Clima

Reduzir a pegada ambiental de nossas operações em escala planetária para proteger o clima e a biodiversidade.

Better Life Picture
Solvay One Planet

Uma vida melhor

Melhorar a qualidade de vida das pessoas.