SDGs 12 Responsible Consumption and Production

Melhor aproveitamento de recursos preciosos

Os recursos do nosso planeta são finitos. No ritmo e na forma que consumimos hoje, precisaríamos de 3 a 5 Terras para satisfazer nosso crescente apetite por recursos. É hora de uma mudança de paradigma que ajude nossas indústrias a reduzir o uso de recursos, aumentar a longevidade de produtos e materiais, e avançar para um modelo de negócios mais circular.

Nosso objetivo até 2030 é preservar os recursos de nosso planeta, acelerando a transição para modelos de negócios e operações circulares.

Estabelecendo 4 metas para recursos sustentáveis

Aumento da eficiência no uso da água

Woman's hands with water splash

A água, o líquido mais importante em nosso ecossistema, é um recurso básico que garante a vida de todos os seres vivos do planeta. Mas a crescente poluição da água coloca uma pressão severa sobre a biodiversidade, os ecossistemas aquáticos e a humanidade. As causas da poluição da água são múltiplas e vão desde resíduos industriais, uso de pesticidas na agricultura, o impacto negativo do aumento da temperatura até as consequências do desmatamento para as águas subterrâneas.

O Solvay One Planet aborda a necessidade rigorosa de preservação e conservação do capital natural que sustenta a economia, a sociedade e o bem-estar humano.

Nosso objetivo é diminuir seu impacto na retirada de água doce, reduzindo sua captação de água doce em 25%.

Ao aumentar nossas iniciativas de eficiência e reciclagem de água, queremos contribuir para a preservação desses recursos escassos e combater o impacto negativo na água doce.

Acelerando a economia circular

Circular Economy

Aproveitando nossa parceria com a Ellen MacArthur Foundation para acelerar a contribuição do Grupo para a economia circular. O objetivo é mais do que dobrar as vendas de produtos baseados em recursos renováveis ou reciclados para 15% do faturamento, ao mesmo tempo em que 1/3 dos nossos resíduos industriais sem valorização são reduzidos.

Repensar a maneira como usamos os recursos requer olhar além do atual modelo industrial extrativista de take-make-waste (extrair, produzir, descartar) e redefinir o crescimento, focando em benefícios positivos para toda a sociedade, dissociando gradualmente a atividade econômica e excluindo os resíduos do sistema. Na Solvay, temos uma convicção clara de que devemos repensar e desenvolver modelos de negócios para separar nosso crescimento do uso de recursos finitos. Vemos a economia circular como o caminho certo a seguir. Temos consciência do papel central que desempenhamos como fornecedores para uma grande variedade de outras indústrias.

Portanto, decidimos focar em:

  • Operações circulares: reduzir a geração de resíduos durante nossas operações e reciclar o máximo de resíduo possível em subprodutos ou através da produção de energia.
  • Fornecimento circular: aumentar as vendas de produtos baseados em recursos renováveis ou reciclados (materiais e energia).
  • Negócio circular: atuar como um facilitador para nossos clientes, ajudando-os a integrar a economia circular em suas atividades, oferecendo um portfólio diversificado de soluções. Juntaremos novos modelos circulares em baterias de veículos elétricos, eletrônicos, embalagens e água. Por exemplo, nossas tecnologias na separação de metais, em polímeros biossustentáveis ou recicláveis, e em reciclagem de produtos químicos fornecerão soluções circulares.

 

Aumento da recuperação de resíduos

Photovoltaics in solar power station

Continuando nossa trajetória no fornecimento de soluções sustentáveis de negócios, visando atingir 65% de nossas vendas através delas.

Na Solvay, acreditamos que nossa contribuição para a sociedade com nossas inovações deve não apenas aumentar o desempenho, mas também demonstrar que ele não é feito às custas do menor impacto ambiental do planeta da fase de produção e durante todo o ciclo de vida de nossos produtos. Isso inclui também os processos de fim de vida e reciclagem.

O Grupo reduzirá em um terço seus resíduos industriais não recuperáveis, como aterros sanitários e incineração sem recuperação de energia.


Aproveitando a inovação para desenvolver soluções mais sustentáveis

Solar Impulse

A Solvay continuará a mudar seu portfólio para oportunidades que aumentem suas soluções sustentáveis, com o objetivo de expandir as soluções sustentáveis para 65% das vendas totais do Grupo em colaboração com o Solar Impulse.

Além desse compromisso, contamos com uma ferramenta exclusiva para medição em termos práticos. O Gerenciamento Sustentável de Portfólio direciona o portfólio da Solvay para negócios sustentáveis. O objetivo desta ferramenta é instruir a tomada de decisões de negócios, mantendo a sustentabilidade constantemente em mente. 

Por fim, queremos que 65% de nossas vendas sejam obtidas por meio de soluções comerciais sustentáveis e 42% de nossas soluções já contribuem para reduzir o consumo de recursos globais, equivalendo a um impacto nas vendas de €3,6 bilhões em 2019.

Com base em nossa nova agenda do Solvay One Planet, mediremos nossas economias de recursos ao longo da cadeia de valor. Por exemplo, nossa sílica de alta dispersão aumenta a vida útil dos pneus automotivos em 15%. Na escala do mercado global, isso economizaria 1,8 milhão de toneladas de material de pneus a cada ano.

Climate Picture
Solvay One Planet

Clima

Reduzir a pegada ambiental de nossas operações em escala planetária para proteger o clima e a biodiversidade.

Better Life Picture
Solvay One Planet

Uma vida melhor

Melhorar a qualidade de vida das pessoas.